Carregando...

Noticias
Mensagem do Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal da Praia
Caros munícipes,
Hoje, 19 de maio, comemoramos o dia do município da Praia. Em anos anteriores, celebrávamo-lo com pompa e circunstância, somado a actividades festivas, recreativas, políticas, desportivas, entre outras, que tornaram a capital o maior centro cultural de Cabo Verde.
 
Mas, presentemente, como sabem, não podemos assinalar o dia do município da Praia com o brilho que todos nós desejamos por força da Covid-19, que, infelizmente, entre nós, tem crescido muito, a ponto de nos ter obrigado, nos últimos dois meses, a viver em estado de emergência, consequentemente, em confinamento social e físico, impondo-nos pesados sacrifícios, antes, nunca experimentados.
 
Mesmo assim, não podemos deixar passar esta data em branco pelo simbolismo que representa, pela história que carrega sobre os seus ombros e, mais do que nunca, pelo facto de unir os munícipes nos momentos bons e indeléveis, como os dos anos anteriores, e nos maus e difíceis, como os de agora, em plena Covid-19, que já ceifou a vida de dois praienses a cuja família endereçamos as sentidas condolências.
 
A luta contra esta terrível doença, global e invisível, ainda não se acha ganha, só podendo nós derrotá-la caso cumpramos as nossas obrigações de confinamento social e físico e respeitemos à risca as orientações das autoridades políticas, sanitárias e policiais. O tempo é o de acatar as recomendações dos poderes públicos, ficando, nestas linhas, este sincero apelo aos munícipes.
Depois desta situação pandémica, que esperemos termine em breve, Praia voltará mais forte, mais vivo, mais dinâmico e mais pujante. O desafio que se lhe apresenta é grande e envolverá a participação de todos.
 
Ninguém deve pôr-se de fora desta luta, de si exigente, que não tem outro fim que não o de relançar o município da Praia para outros voos, recuperando-o do tempo perdido, projetando-o ainda mais para o futuro que se desenha promissor, apesar da Covid-19.
 
O momento é, pois, de reflexão. Não temos, por isso, tempo a perder. Todos juntos, estando no mesmo barco, a remar na e para a mesma direção, estaremos em condições de levar o município da Praia a bom porto. Os esforços de uns, a juntar aos de outros, farão, com certeza, da Praia um lugar ainda melhor, onde todos se sentirão felizes, dando tudo de si a bem de um município que é amigo dos munícipes.
 
O pós-estado de emergência será de muito trabalho. Esperam-nos, pois, árduos dias, porém, muito estimulantes.
 
Em breve, iremos retomar as obras paradas por imposição da Covid-19, nomeadamente nas áreas de serviços, de equipamentos, de habitação social, da cultura, do desporto, de infraestruturas e, em última instância, de políticas ligadas à pequena infância, às famílias, aos deficientes, aos idosos, aos sem-abrigos, entre outros. Tudo isso a pensar em contribuir para aumentar e melhorar a qualidade de vida dos habitantes deste município maravilhoso.
 
Por fim, deixamos aqui um apelo e um agradecimento: um apelo aos nossos parceiros para continuarem a acreditar e a apostar na Praia, tendo em atenção que melhores dias virão; um agradecimento a todos quantos, nos serviços municipais, têm tudo feito para assistir e apoiar famílias carenciadas neste momento muito difícil.
 
Um abraço amigo!
Praia voltará mais forte.
 
Óscar Santos,
Presidente da Câmara Municipal da Praia