Carregando...

Noticias
História

Localização e Característica Geográfico 

 

O Município da Praia é a capital de Cabo Verde, país-arquipélago no Oceano Atlântico, a oeste do Senegal. Está localizada a sul da ilha de Santiago. É também sede do município do mesmo nome. A Praia é a maior cidade de Cabo Verde. Tem um porto comercial, por onde é exportado café, cana de açúcar e frutas tropicais. Possui igualmente uma importante indústria pesqueira.

Como cidade capital, abriga na zona chamada Plateau, promontório à beira-mar, edifícios públicos e outras construções de importância, como o Palácio Presidencial, construído no fim do século XIX para ser a residência do governador português. Contam-se ainda a antiga Câmara Municipal, prédio com fachada clássica e uma torre central quadrada, a Igreja Nossa Senhora da Graça, também no estilo classicista, o Museu Etnográfico e o Monumento de Diogo Gomes, navegador português e descobridor da Ilha de Santiago em 1460.

Localização geográfica Situado a Sul da ilha, o Município da Praia confronta-se a Norte e a Nordeste com o Concelho de Santa Catarina, a Este com o Concelho de São Domingos e a Sul com o Oceano Atlântico. Na sequência da origem das ilhas, predominam as rochas vulcânicas. 

A natureza topográfica caracteriza se pela presença de achadas e vales, características muito peculiares do Município da Praia. Os efeitos da erosão verificada ao longo dos tempos levaram ao surgimento de colinas.

População Segundo os dados do INE, indicam que a população residente na cidade da Praia é de 132.317 habitantes. Sendo 64.968 homens e 67.349 mulheres. Um elemento que, a nível global, irá fazer manter a tendência de crescimento da população do Município da Praia, tem a ver com as migrações internas e externas.

 De facto, o Município da Praia continua a ser um pólo de atracção para as populações tanto dos municípios do interior da Ilha de Santiago, como de outras ilhas.

De igual modo, as dificuldades de emigração e o facto de Cabo Verde em geral, e Santiago em particular, passar a ser um país de imigração faz diminuir o saldo migratório e aumentar a população residente.

 A previsão revisão oficial das tendências de evolução demográfica do país, permitirá uma visão mais clara dos factores que irão determinar nos próximos anos a evolução demográfica da população da ilha de Santiago e, de forma particular, o município da Praia. 

Os dados estatísticos disponíveis, mostra-nos uma queda acentuada da taxa do desemprego, tanto na Praia, como no interior da Ilha de Santiago, embora mais acentuada naquela. 

Embora se possa avançar com a eventual sazonalidade na criação de empregos como factor explicativo da queda do desemprego, verifica-se, contudo, que a economia do município da Praia tem sido muito dinâmica e daí a geração de empregos, com particular destaque para o papel do sector privado. Uma eventual concentração de investimentos, tanto públicos como privados no município da Praia, pode ser considerado como um dos factores explicativos do fenómeno.

De um modo geral, as zonas rurais do município caracterizam-se por elevadas taxas de desemprego, baixo nível de escolaridade e elevado número de famílias desprovidas de recursos mínimos para satisfazer as suas necessidades 


Tags: