Carregando...

Noticias
CMP apresenta Plano Municipal para a Integração dos Imigrantes

A Autarquia Praiense apresentou na tarde de ontem o Plano Municipal para a Integração dos Imigrantes, um documento que define estratégias e projetos inclusivos, visando a integração, cidadania e bem-estar dos imigrantes e suas famílias na Cidade da Praia.

Acolhimento social, a regularização e a documentação, assim como parcerias com instituições internacionais, nacionais e locais, criatividade económica, empreendedorismo, interculturalidade, cidadania e associativismo são algumas das estratégias que o plano apresenta.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, Cabo Verde é um país de emigrantes e, deste modo, tem que dar exemplo na melhoria de integração dos imigrantes.

“Existem cerca de 10 mil imigrantes a viver na cidade da Praia. É necessário “dar um salto”, com uma abordagem mais holística e um plano de ação porque assuntos como a legalização ultrapassam a capacidade da autarquia.

Por sua vez, a Vereadora da Cooperação e Relações com as Comunidades Imigrantes, Maria Aleluia Andrade, o Plano inclui todas as áreas, nomeadamente a cultura, a economia, o desporto, a educação, área social e entre outras.

“A CMP tem vindo a assumir compromissos de prosseguir políticas que promovem e potenciam a integração dos imigrantes na Praia, a título de exemplo temos a instituição do dia municipal dos imigrantes, que se celebra a 18 de dezembro, com a realização de manifestações culturais e intercâmbios dos imigrantes, afirma a Vereadora.

Tags: CMPraia