Please wait...

Noticias
Praia acolhe o VIII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa

A Cidade da Praia acolhe de 19 a 21 de abril a VIIIª edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, num evento organizado pela Câmara Municipal da Praia e UCCLA sob o tema “A Cidade e a Literatura: Conexões entre Cidadania, Criatividade e Juventude” em homenagem aos 160 anos da Cidade da Praia.

Pretende-se com este tema refletir sobre as relações tensas, por vezes contraditórias, entre a Literatura (incluindo as diferentes formas de expressão artística por texto e imagem) e o desenvolvimento moderno da cidade, muitas vezes com atropelo para o desenvolvimento urbano/ambiental/económico sustentável.

O Encontro de Escritores de Língua Portuguesa é realizado anual e tem como objetivo contribuir para o diálogo e enriquecimento recíproco entre escritores dos diferentes continentes.

Este evento, em torno da língua portuguesa, conta com a participação de escritores representativos e publicamente reconhecidos de todos os países de língua oficial portuguesa.

Jorge Carlos Fonseca (Cabo Verde), David Capelenguela (Angola), Natacha Magalhães (Cabo Verde), Inês Barata Raposo (Portugal), Maria da Conceição Queiroz (Moçambique), Nuno Rebocho (Cabo Verde), Olinda Beja (São Tomé e Príncipe), António Carlos Cortez (Portugal), Jorge Tolentino (Cabo Verde), José Carlos Vasconcelos (Portugal), Leão Lopes (Cabo Verde), Weimin Zhang (China), Hermínia Curado (Cabo Verde), Judite Nascimento e Fátima Fernandes (Cabo Verde), Luís Costa (Timor), Joaquim Arena (Cabo Verde), Manuel Brito Semedo (Cabo Verde), Tony Tcheka (Guiné-Bissau), Concha Rousia (Portugal) são os escritores que vão participar na efeméride.

Durante as edições anteriores participaram mais de 100 escritores, entre os quais escritores consagrados pelos principais prémios literários das literaturas escritas em Língua Portuguesa - incluindo 5 prémios Camões: Arménio Vieira, Eduardo Lourenço, João Ubaldo Ribeiro, Pepetela e Mia Couto, mas também escritoras e escritores de diferentes gerações e tradições literárias.

O VII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, também decorreu na Cidade da Praia sob o tema “À Margem da Literatura” e contou com presença de escritores, poetas, jornalistas e realizadores.

Veja aqui: goo.gl/tTRjbbo o programa completo do VIII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa.

Tags: Notícias