Please wait...

Noticias
Época das Chuvas - Praia em alerta

O Diretor do Serviço de Proteção Civil da Câmara Municipal da Praia, Celestino Afonso, garantiu hoje que a instituição está “atenta” à chegada das chuvas na Cidade da Praia durante o encontro de preparação para a época de chuva que envolveu diversas instituições.

Para o Diretor, a proteção civil está preparada para dar respostas de emergência em situações normais de cheias ou precipitações que ocorram, avançando que se houver “algo maior” recorrerão ao Serviço de Proteção Civil Nacional e à ajuda internacional para “situação extrema”.

“As intervenções são feitas desde a fase preventiva, assim como a de resposta e reabilitação após a queda das chuvas,” afirma Afonso.

Segundo Celestino Afonso, o Plano Operacional de Emergência – “Época Pluviométrica 2019” (POEP’19) da CMP, já apresentada, deu “maior importância” na prevenção, assim como a sensibilização das pessoas e na “preparação mínima”, apostando na desobstrução e limpeza urbana de forma a facilitar o escoamento das cheias.

A maior preocupação das autoridades são as zonas baixas nomeadamente o bairro de Jamaica, Fundo Castelão, Água Funda, Safende, Fundo Tira Chapéu e Calabaceira e algumas encostas.

Ainda no âmbito das preparações, a Autarquia vem efetuando campanhas de informações e sensibilizações, especificamente para esta situação de precipitações e cheias demonstrando às pessoas que elas são também relevantes no processo de prevenção e preparação.

Seguido ao encontro, a equipa efetuou uma visita técnica a alguns pontos da Cidade considerados zonas de risco.

De referir, que o Plano Operacional de Emergência das Chuvas para Cidade da Praia foi elaborado pela Câmara Municipal da Praia em concertação a Direção Nacional do Ambiente, Cruz Vermelha de Cabo Verde e Proteção Civil.

Tags: Urbanismo